Como devo cuidar de um cristal? Gosto de pensar nos cuidados dos cristais como os cuidados necessários a um ser vivo.

Os cristais podem transformar, energizar, equilibrar e elevar a frequência energética de uma pessoa, animal ou ambiente, pois eles são pura energia.

A energia positiva dos cristais e seus efeitos benéficos ocorre quando eles são bem cuidados, recebem limpeza e são energizados. Caso contrário o cristal pode ficar contaminado com energias negativas e até irradiá-las, bem como ficar exaurido e ter sua capacidade de emanar energia positiva comprometida.

Como cuidar dos cristais:

  • Limpe e energize o cristal assim que o adquirir usando as orientações descritas nos tópicos abaixo. Repita esse procedimento periodicamente.
  • Guarde em local com claridade moderada e ventilação. Tire o pó com uma flanela ou pincel de cerdas suaves.
  • Evite expor o cristal diretamente sob sol forte, porque pode mudar sua cor e afetar sua energia e propriedades.
  • Nunca use produtos químicos para limpar o cristal, nem deixe de molho com cândida ou sabão em pó. Isso acaba com a energia do cristal e ele vai a “óbito”. Use somente água e sabão neutro quando for necessário lavar.
  • Para transporte frequente de cristais, prefira embrulhar em tecido natural como seda ou algodão e proteja bem as pontas se carregar na bolsa ou no corpo.

Com que frequência devo limpar os cristais?

  • Cristais de uso terapêutico, que ficam em contato com o corpo da pessoa, devem ser limpos logo antes e após cada uso. Por exemplo, isso vale quando você se deitar ou meditar com cristais, usar pedras em colares ou no bolso durante o dia, etc.
  • Cristais de uso no ambiente podem ser limpos diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Não há receita aqui. Siga sua intuição. Depende da quantidade de pessoas que passaram pelo ambiente e do tipo de energia das mesmas. Cristais colocados em locais com muita gente ou poucas pessoas “carregadas” ficam impregnados com energias negativas mais rápido e precisam de limpeza mais frequente do que ambientes com pessoas em equilíbrio e harmonia.
  • A limpeza física dos cristais para retirada de poeira e sujeira deve ser feita sempre que necessária.

 Como sei se o cristal está sujo?

  • Se o cristal que você utiliza começar a perder o brilho, ficar meio pegajoso ao toque (pode ser um sinal de contaminação por energias negativas) ou se sentir que o cristal está com pouca energia, certamente é hora de limpar e energizar o cristal.

Como limpar cristais:

  • Limpeza prática com selenita: coloque o cristal em contato com uma placa de selenita por 5 minutos ou mais, se sentir que é necessário. O tamanho da placa deve ser o suficiente para apoiar os cristais em sua superfície. A placa pode ser fina ou grossa. Não use selenita em bastão. A selenita limpa e energiza os cristais, além de ser auto-limpante e não necessitar ser lavada em água.
  • Lavagem com água: se a pedra estiver pegajosa ao toque, começar a perder o brilho ou se sentir que o cristal está com pouca energia, lave-o em água corrente com pouco sabão neutro, pois a água tem capacidade de retirar e absorver impurezas. ATENÇÂO: avalie se o cristal tem aspecto resistente a água. Se for muito poroso, frágil ao toque e quebradiço, evite o contato com a água, pois pode comprometer sua integridade. Esse é o caso do enxofre, da calcantita azul, da azurita, da selenita, etc.
  • Não é recomendável lavar o cristal com sal grosso, pois algumas pedras podem sofrer reação química, mudar de cor ou perder o brilho.
  • Defumação com incenso: se o cristal estiver muito carregado, complemente a limpeza feita com selenita e a lavagem com água acendendo um incenso de limpeza e passando a fumaça em volta do cristal por um minuto.
  • Há outros métodos de limpeza de cristais que não descreverei aqui por considerar que estes são eficazes, práticos e suficientes para o dia a dia.

Como energizar cristais

  • Energização básica com selenita: Coloque o cristal sobre a placa de selenita por 5 minutos ou mais.

Não há restrição de tempo para um cristal ficar na selenita. Cristais de ambiente podem ficar permanentemente em contato com a selenita.

Os demais métodos de energizar cristais são opcionais e podem ser usados de forma complementar quando desejar:

  • Coloque o cristal na luz suave do sol da manhã ou do fim de tarde
  • Coloque o cristal sob a lua cheia durante uma noite
  • Aplique energia vital ou reiki no cristal por 5 a 10 minutos.
  • Coloque o cristal sobre uma drusa de quartzo branco por alguns dias.

 

Namastê,

Luisa Haraguchi
Terapeuta em FloreSER de Luz

 

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo para uso pessoal, mencionando os créditos para “Fonte: Luisa Haraguchi, espacoflordeluz.com.br”. A reprodução parcial ou total para outros fins sem o expresso consentimento da autora é proibida.